Mucuri

Sucesso absoluto: 28º Forró do Peroá destaca o nome de Mucuri entre festejos no Extremo Sul baiano

Sucesso absoluto: 28º Forró do Peroá destaca o nom...

Após três dias de diversas atrações e shows inesquecíveis, o município de Mucuri encerra com grande êxito os festejos do 28º Forró do Peroá, um dos principais eventos no calendário de festas da cidade. A última noite, domingo (29/06), foi marcada pelo sorriso contagiante das pessoas que participaram da programação e ainda com muita animação curtiram os shows de Casinha de Sapé, Forró Oxente e Tiago Stuart no palco principal.

Durante o dia, o domingo começou com os concursos de Descasca de Camarão e Peroá, além do Torneio de Dominó. Mas a devoção religiosa também foi um momento especial deste dia, com a missa solene na Capela de São Pedro, celebrada pelo Padre Raul Felipe, que reuniram pescadores, fiéis e turistas em um momento de fé, devoção e respeito às tradições religiosas do município. As apresentações da Pastoral da Caridade Lar dos Idosos, do Grupo Cultural Ellas, da Quadrilha Grupo Cultural Chama Chuva abriram os festejos à noite, no último dia de programação.

Com uma estrutura diferenciada, a festa foi repleta de demonstrações culturais, tradição, entretenimento e diversão. Realizado pela Prefeitura de Mucuri, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com apoio do Governo do Estado da Bahia através da Superintendência de Fomento ao Turismo (SUFOTUR), o Forró do Peroá contou com bandas de renome e contemplou também artistas locais.

No sexta-feira (27), com a abertura da Festa, o público presente foi levado a memórias afetivas embaladas ao som das quadrilhas juninas dos grupos culturais “Só Vai Quem Guenta” e “Os Atrapalhados”. A animação continuou com os shows de Elias Wagner, Trio Forrozão e Banda Vibração.

Como a festa é alusiva ao co-padroeiro São Pedro, é também uma homenagem aos pescadores e marisqueiras do município de Mucuri, então uma ótima forma de começar o segundo dia foi envolvendo a energia dos mucurienses na programação. Com o clima mais gostoso da região e uma praia estonteante, o sábado (28) iniciou na Arena com o Torneio de Futebol (Infantil, Feminino com as marisqueiras e masculino com os pescadores).

Em outro ponto da cidade, a torcida animada vibrava pelo arremesso de tarrafa, na Praça do Peroá, o que resultou na melhor jogada para Antônio, João de Anacleto e Tingo, que levaram o 1º, 2º e 3º lugar da competição. Outra atração que envolve toda comunidade é a corrida de bateira, e neste ano, foi acirrada. As duplas vencedoras foram: Bete e João de Anacleto (1º lugar), Tingo e Deildo (2º lugar) e Gilberto e Maciel (3º lugar).

O fim de tarde, neste segundo dia de festa, foi preenchido pelo branco dos abadás de capoeiristas de várias idades, vindos do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Brasília para 13º Encontro de Batizado e Troca de Cordas da Academia de Capoeira Brasil das Gerais de Mucuri, comandado pelo mestrando Marcos Antônio da Silva Kock, popularmente conhecido como Kinho Capoeira.

A criatividade e domínio de organização do secretário “Mazolla”, à frente da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, trouxe inovação para este Arraiá. Uma programação inédita movimentou o início da noite de sábado, com Concurso Rainha dos Pescadores 2025. O que animou o público que já estava na Praça do Peroá, lotando a área enquanto aguardavam os shows que iniciaram logo em sequência: Garricha Show, Hayllan dos Teclados e Naiara Azevedo.

Todo 28º Forró do Peroá foi repleto de muita animação, tanto mucurienses quanto turistas aproveitaram ao máximo a programação, contando com a segurança da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Segurança Privada, bem como equipes da Secretaria de Saúde no stand de atendimentos durante a noite toda. Por fim, a festa reuniu manifestações populares, religiosidade, gastronomia, tradição, turismo, cultura, entretenimento e valorização dos artistas.

O prefeito Robertinho Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB), celebrou o sucesso do 28º Forró do Peroá para o município e todos os homenageados: “O Forró do Peroá é mais do que uma festa; é a celebração da nossa identidade, das nossas raízes e da alegria do nosso povo. É uma vitrine do que temos de melhor em cultura, arte, gastronomia e religiosidade. Ver nossa cidade cheia de gente feliz, movimentando a economia local, acolhendo visitantes e valorizando nossas tradições é motivo de muito orgulho. Continuaremos investindo na cultura popular com responsabilidade e compromisso, porque isso também é cuidar do nosso povo”, destacou.

DÊ A SUA OPINIÃO

As opiniões publicadas são de responsabilidade dos usuários e não representam necessariamente a opinião do Jornal Extremo Sul Agora.

Comente: