Na manhã deste sábado (31/05), a Secretaria Municipal de Educação de Mucuri deu um passo decisivo no ciclo 2025-2028. Em uma ação estratégica voltada para a qualificação da infância, a “Etapa 2” do Encontro Formativo reuniu mais de 200 profissionais – entre professoras, cuidadoras, diretoras, coordenadoras e equipes de apoio – oriundos da Sede e do distrito de Itabatã, reforçando o compromisso da gestão do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), com o aprimoramento da rede municipal.
Dividido por público e temáticas específicas, o encontro teve painéis distintos para creches e pré-escolas. Para o grupo voltado às creches (0 a 3 anos), a oficina “Cuidar e Educar na Educação Infantil” foi conduzida pela psicóloga Rayane Tanaka (CMEI Criança Feliz, Itabatã) e pela Psicóloga Suelen Matias (Escola Municipal Ismar Teixeira Guedes, Mucuri). Durante a atividade, os participantes discutiram práticas integradas que promovem o acolhimento, o desenvolvimento socioemocional e a inclusão de crianças na primeira infância.
Para as profissionais da pré-escola (4 e 5 anos), o foco foi a alfabetização inicial. A oficina “Leitura e Escrita na Educação Infantil” foi comandada pelas coordenadoras Cleidimaria Trajano (Escola Municipal Fernando Luís – ASCA, Itabatã) e Zeli dos Santos (Escola Municipal Ismar Teixeira Guedes, Sede), ambas formadoras do Programa Federal LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil). A atividade destacou metodologias lúdicas e adaptadas às fases cognitivas das crianças, promovendo uma abordagem mais eficaz e inclusiva.
O secretário Municipal de Educação, professor Dalmo Costa, acompanhou pessoalmente os trabalhos realizados nas três unidades. Em sua declaração, destacou que a iniciativa é fruto de um projeto conjunto da equipe técnica e do Grupo de Estudos e Formação (GEF): “Esta é mais uma iniciativa planejada pela nossa equipe técnica e pelo GEF, que reafirma o compromisso do prefeito Robertinho com a educação de qualidade. Estamos investindo na base para colher resultados duradouros até 2028”, destacou Dalmo Costa.
A consultora pedagógica Clarissa Magalhães, responsável pela coordenação do ciclo formativo, ressaltou o impacto das discussões promovidas durante o encontro: “Os temas provocaram questionamentos essenciais: o que precisamos mudar em nossas práticas para garantir uma educação infantil verdadeiramente inclusiva? Essa formação é um convite à autorreflexão coletiva e individual”, afirmou Clarissa Magalhães.
Entre os pilares estruturantes do encontro estão a integração de cuidado e educação no desenvolvimento infantil, o fortalecimento de estratégias de letramento respeitando as fases cognitivas e a sensibilização de todos os atores sobre seu papel na promoção da inclusão. A continuidade do programa está garantida, com formação para equipes de apoio – incluindo merendeiras e vigilantes – e encontros regionais previstos para os povoados de Cruzelândia e Nova Brasília. Essa programação segue um modelo itinerante que já capacitou diretores em abril e professores em maio, ampliando o alcance e a eficácia das ações.
Com investimentos contínuos e a articulação por meio do GEF, a gestão do prefeito Robertinho reforça a meta de transformar a educação infantil municipal em referência de equidade e qualidade. Conforme sintetizou o professor Dalmo Costa: “Cada profissional capacitado é um passo para transformar a sala de aula em um espaço onde todas as crianças desenvolvem seu potencial”.
A próxima etapa do ciclo formativo será rigorosamente monitorada por indicadores de práticas pedagógicas, alinhados ao Plano Municipal de Educação 2025-2028, demonstrando o compromisso contínuo de Mucuri com a transformação e o futuro da educação infantil.