Como impulsionadora da economia local, a Associação dos Caiaqueiros de Nova Viçosa, em parceria com a Suzano e outras empresas do Extremo Sul da Bahia, estima ter injetado mais de R$ 1 milhão na economia do município durante a 4ª edição do Encontro de Caiaqueiros, realizado no dia 12 de outubro. O evento reuniu, segundo os organizadores, 3 mil pessoas entre moradores e turistas, contribuindo para a cadeia de hotéis, pousadas, restaurantes e todo o comércio.
De acordo com o presidente da associação, Antunes Monteiro dos Santos, oito hotéis da cidade registraram lotação máxima no final de semana do evento, além de grande ocupação em camping e casas de aluguel. Já os restaurantes, lanchonetes e bares tiveram aumento de 80% do movimento. O encontro gerou ainda a contratação de cerca de 30 trabalhadores para atuarem como guias e nas áreas de alimentação e limpeza.
O evento, que faz parte do calendário do Município de Nova Viçosa, contou com aproximadamente 500 inscritos de 34 cidades da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais, dentre eles, 250 atletas, todos com caiaques e equipamentos necessários para a realização da pesca esportiva e do passeio ecológico.
"Continuamos a fortalecer a prática desse esporte em nossa cidade, destacando a sua importância, pois além de movimentar a economia, evidencia as belezas naturais de Nova Viçosa, conscientizando os envolvidos sobre a preservação ambiental, e fortalecendo a conexão dos participantes com a natureza", destaca Antunes.
Para a analista de Relações Corporativas da Suzano, Mônika Campagnaro Massuco, o apoio da companhia ao evento está alinhado ao compromisso da Suzano em contribuir para o desenvolvimento da região. "A Suzano quer deixar um legado positivo nas regiões onde atua, e o apoio da empresa a este evento integra um esforço contínuo para fortalecer a riqueza cultural do município, impulsionando o turismo como uma das principais atividades econômicas locais. Nós, na Suzano, temos um direcionador de cultura que é Gerar e Compartilhar Valor, por isso somos parceiros de diversos projetos que fomentam as potencialidades locais e contribuem para a geração de renda e beneficiam os moradores", ressalta Mônika.
Passeio ecológico e pesca esportiva
O encontro contou com um passeio ecológico, realizado num percurso de oito quilômetros no Pontal da Barra, abrangendo a foz do Rio Peruípe, onde se encontram os Rios Pituaçú, Caravelas e o Rio da Barra Velha. Durante todo o percurso, os participantes foram acompanhados por guias e equipe de apoio com barco e lancha para suporte.
O passeio contou com participantes usando Stand up, Caiaque individual, Caiaque duplo, Canoa Havaiana, entre outros. Já a competição de "Pesque e Solte" com iscas artificiais, foi realizada nas modalidades individual e em dupla.
Durante o evento, o público participou ainda do sorteio de brindes diversos, patrocinados pelo comércio local. O público também assistiu à apresentação de manobras radicais de fly board, uma prancha de levitação aquática, com o atleta Andinho Costa. Já a parte musical foi comandada pela atração Saulo Acústico.
8 Mensagem(s)