O Centro de Convivência de Barra de Caravelas será palco da 9ª edição da Feira Gastronômica de Mariscos, nos dias 30 e 31 de janeiro. O evento promete uma experiência de sabores variados com pratos deliciosos e exclusivos, criados pelas marisqueiras locais, além de apresentações musicais e culturais. A feira é uma realização da Associação dos Moradores, Pescadores e Marisqueiras de Barra de Caravelas, com patrocínio da Suzano e apoio da Prefeitura de Caravelas.
O evento terá entrada gratuita e contará com 20 barracas gastronômicas, que vão comercializar pratos com preços variados, que vão desde moquecas, acarajés e até petiscos grelhados e fritos, como espetinhos de camarão, bolinhos de peixe e siri, pastéis de camarão, casquinhas de siri e porções de camarão.
“Esperamos um grande público e a estimativa é gerar uma média de R$ 10 mil de ganhos para cada pescador e marisqueiro envolvido no projeto. Um evento muito importante para a economia local”, destaca Marina Pereira Portela, coordenadora de projetos da associação de moradores e pescadores locais.
No dia 30, a programação contará com apresentação de capoeira (20h) e música ao vivo com a banda Forró O Primos (20h30) e os cantores Ruy Galdino (22h) e Gil dos Teclados (00h). Já no dia 31, vai acontecer um aulão de Carimbó (20h) e shows com Pagode Nosso Stylo (22h) e Beloto (00h).
Centro de Convivência
Referência para a comunidade de Barra de Caravelas, o Centro de Convivência teve origem após debates coletivos realizados em assembleias no Conselho da RESEX de Cassurubá, por meio das Condicionantes Marítimas do Terminal de Caravelas, e o espaço foi inaugurado em 2019, com a participação da Suzano e da Prefeitura Municipal. O local, que visa apoio ao desenvolvimento econômico e social da região, impacta hoje mais de 200 pessoas ligadas diretamente à pesca tradicional e toda a comunidade de Caravelas.
No espaço comunitário são realizados diversos serviços, como auxílio na retirada de documentos, pagamento do seguro-defeso para pescadores, guarda e manutenção de apetrechos de pesca e café da manhã diário para os trabalhadores.
O centro também abriga um restaurante e lanchonete, uma sorveteria, uma loja de artesanato e outros espaços, como auditório e sala multiuso, onde acontecem atividades desenvolvidas por moradores que promovem conhecimento e geram renda, como cursos de capacitação para a jovens, pescadores e marisqueiras, aulas de ioga, karatê, capoeira e zumba.
“O espaço surgiu em ação promovida pela Associação dos Moradores, Pescadores e Marisqueiras de Barra de Caravelas com o objetivo de gerar renda para as marisqueiras e pescadores, resgatar a cultura e tradições, além de criar um ponto de encontro e lazer que pudesse também ser palco de eventos e palestras”, esclarece Marina Portela.
“O trabalho realizado no Centro de Vivência reflete o compromisso da Suzano em caminhar lado a lado com seus parceiros para fortalecer os investimentos sociais e impulsionar o desenvolvimento das regiões onde atuamos. Buscamos, de forma colaborativa, contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, estimulando a geração de emprego e renda e apoiando ações que promovam cidadania. A realização da feira gastronômica é mais um exemplo dessa parceria com a comunidade, que se fortalece a cada iniciativa construída em conjunto”, afirma Elton Ray Silva Santiago, consultor de Relacionamento Social da Suzano.
SERVIÇO
9ª Feira Gastronômica de Mariscos
Dias: 30 e 31 de janeiro;
Local: Centro de Convivência de Barra de Caravelas, localizado na Rua José de Tico, nas proximidades do Porto dos Pescadores;
Entrada: Gratuita.