Os moradores de Mucuri que necessitam de assistência na área de urgência e emergência já podem contar com um acolhimento mais qualificado, seguro e humanizado proporcionado pela gestão do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, “Robertinho” (UB), que revolucionou o cuidado em saúde no município.
A UPAM – Unidade de Pronto Atendimento Municipal que começou a funcionar plenamente desde outubro de 2024, completamente financiada e administrada com recursos do município, tornou-se uma referência de atendimento 24h na região.
Em pouco tempo alcançou números surpreendentes e toda equipe celebra este diferencial na saúde dos mucurienses. Desde sua inauguração em outubro até fevereiro de 2025, com menos de 5 meses, a UPAM registrou 8.349 consultas médicas e 50.594 procedimentos de enfermagem, além de 845 radiografias e 480 remoções, resultando em 60.268 atendimentos gerais.
Diante destes dados, a entrega da UPAM de Mucuri ganha ainda mais importância porque traz mais conforto ao ambiente da assistência, desde o acolhimento até a saída do paciente. Esta é mais uma das obras e serviços que estão modificando a vida das pessoas que dependem do SUS na cidade e também para os trabalhadores da saúde em Mucuri, que tem ambientes melhores para desenvolver suas funções.
Simoni Possatti, diretora do Departamento de Saúde Coletiva, ao apresentar os primeiros dados de atendimento da UPAM, garante que a equipe está empenhada em sempre dedicar-se ao acolhimento dos pacientes.
A Unidade possui uma estrutura de complexidade intermediária, servindo como uma ponte entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as portas de emergências hospitalares. Por isso, se destaca pela modernidade da estrutura que comporta duas recepções e três corredores de salas com todos os departamentos de assistência, atendimento, pronto-socorro, consultórios médicos, sala vermelha, enfermaria e consultórios de exames, além de áreas de espera mais confortáveis, ambientes climatizados e acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida, a UPAM ainda conta com o aparelho de Raio-X Digital de última geração e três ambulâncias novas.