A Suzano, em parceria com a Viação Santa Clara, realizou no dia 8 de julho, no auditório da unidade de Mucuri (BA), a formatura da primeira turma do projeto Mulheres de Sucesso, que ofereceu o curso profissional de condutoras de veículos de transporte coletivo. A qualificação, destinada apenas para mulheres habilitadas nas categorias D ou E da CNH, visou preparar novas profissionais para atuarem na área.
Durante a cerimônia de formatura, o representante da Viação Santa Clara, Kleberson Cecato, anunciou a contratação de algumas formandas pela empresa. “Temos a satisfação de informar que algumas das formandas já estão contratadas e operacionalmente ativas na nossa empresa. É uma grande honra para a Viação Santa Clara participar da evolução profissional e social dessas mulheres, proporcionando possibilidade de carreira e estabilidade financeira”, afirma Kleberson.
Na primeira turma do projeto, 12 mulheres receberam os diplomas do curso, que teve duração de dois meses. Uma das formandas é Vanilza Silva Coelho, de 50 anos. “Tirei a habilitação D há cerca de um ano, e estava em busca de uma oportunidade na área, mas desacreditada por conta da minha idade. Com o curso, entendi que não há idade para correr atrás dos sonhos, desde que você tenha qualificação. Agora me sinto preparada para concorrer a uma vaga com os mais jovens”, ressalta Vanilza.
O curso contou com disciplinas como direção defensiva, atendimento ao público, mecânica de automóveis e educação financeira, dentre outras. As participantes tiveram a oportunidade de passar por um período de ambientação dentro dos setores da empresa Santa Clara, como a oficina e a garagem, onde tiveram aulas práticas acompanhadas e uma verdadeira imersão no dia a dia da empresa.
Para a formanda Catiane de Jesus Mota, 36, o curso foi uma grande oportunidade de recomeçar a vida profissional. “Eu atuava como instrutora de trânsito em São Paulo, mas precisei me mudar para a Bahia este ano e estou recomeçando a vida aqui. Este curso chegou no momento em que mais precisava e está abrindo as portas para eu atuar na área que sempre almejei”, conta.
Já a formanda Vivea Scheidegger Pereira, 40, afirma que vai manter uma tradição de família. “Durante toda a minha vida eu vi meus tios e irmãos dirigindo esses caminhões e ônibus, e sempre me imaginei nesse lugar também. Agora tenho a oportunidade de ser a primeira mulher da família a manter a tradição. Estou muito feliz e grata pela oportunidade”, afirma.
Segundo a gerente Facilities da Suzano, Valdireni Crippa, com mais essa iniciativa, a Suzano promove a diversidade, equidade e inclusão de mulheres ao mercado de trabalho. “A Suzano atua como apoiadora do curso e visa fortalecer as relações com as comunidades locais e estimular a geração de emprego e renda nas áreas onde atua. Além disso, é compromisso da empresa – tanto em suas operações próprias quanto com empresas parceiras – promover a inclusão de mulheres ao mercado de trabalho”, ressalta ela.
Também participaram da cerimônia a gerente executiva de Negócios Florestais da Suzano, Jany Kelly Guizzardi; o gerente da Silvicultura, Erich Cassiano Andrade; a analista Facilities, Maira Amaral Tavares; dentre outros representantes da Suzano, Viação Santa Clara, Viação Águia Branca e familiares das formandas.
2 Mensagem(s)