A Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Agropecuária e Pesca e Associação Comunitária dos Produtores Rurais de Mucuri iniciou um novo ciclo do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA em parceria com o Governo Federal por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
O PAA tem a finalidade de promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Pelo programa, são feitas entregas semanais de kits contendo alimentos frescos (frutas, verduras e legumes) adquiridos naquela semana com os produtores rurais do município.
As famílias contempladas pelo programa são selecionadas pelos técnicos de referência do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e são destinados a indivíduos e famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional.
Conforme o titular da Secretaria Municipal de Assistência Social de Mucuri, o advogado Nodje Walter Neiva Diamantino, o PAA é um programa por meio do qual o Governo Federal compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina gratuitamente para pessoas que não têm acesso à alimentação adequada e saudável e àquelas atendidas pela rede da assistência social, a exemplo do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social e outros equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional.
“A parceria é de suma importância para estas famílias atendidas e acompanhadas, pois permite a garantia da alimentação saudável, bem como beneficia a agricultura familiar, ampliando as oportunidades e valorizando os pequenos produtores rurais do município de Mucuri. Até porque, o PAA tem como objetivo incentivar a produção local de produtos agropecuários da agricultura familiar através da compra dos produtos e destinar os alimentos para atender as necessidades da suplementação alimentar das pessoas que se encontram em risco de vulnerabilidade social ou em estado de insegurança alimentar e que são cadastradas nos programas locais”, reforçou o secretário Nodje Walter.